compartilhe>

Departamento Jurídico do SIFUSPESP não solicita depósitos ou transferências para liberação de valores referentes a processos!

 

por Sergio Cardoso

Vários associados do SIFUSPESP vem recebendo comunicações via Whatsapp relativas a processos trabalhistas. Como alertamos em junho, golpistas estão utilizando dados públicos (disponíveis no Diário Oficial e no sistema do Tribunal de Justiça) para obter os nomes e documentos das vítimas em potencial.

Com o nome e número de documentos, eles levantam os números de telefone através de canais ilegais ou funcionários corruptos de operadoras e passam a disparar mensagens se passando pelos profissionais do Departamento Jurídico do SIFUSPESP, e solicitando valores para a "liberação de precatórios".

Mais uma vez alertamos a nossos associados que o Departamento Jurídico do SIFUSPESP não solicita depósitos ou transferências aos associados. O sindicato orienta a todos que tenham recebido tais mensagens a registrar boletim de ocorrência.

Em caso de qualquer dúvida, entre em contato com o sindicato através de seus canais oficiais, divulgados em nosso site que podem ser acessados pelo link: www.sifuspesp.org.br/ www.facebook.com/sifuspespsindicatohttps://www.instagram.com/sifuspesp/

Ou envie uma mensagem para um dos seguintes e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./ Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./ Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./ Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Esses golpes têm se tornado cada vez mais frequentes. A seguir, temos algumas orientações da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB) sobre como evitar os golpes pelo Whatsapp:

 

 1 - Sempre duvide e questione

Golpistas estudam seus alvos e se aproveitam das nossas “fraquezas emocionais” para aplicar os golpes. Por mais que pareça real, duvide, questione antes de clicar em qualquer link. Na maioria das vezes, um link fraudulento virá de um contato seu

 

2 - Ative a função "confirmação em duas etapas" do app

Ative este tipo de confirmação no seu WhatsApp ou em qualquer app que possua a função. Entre no seu WhatsApp, clique em "ajustes" ou "configurações", em seguida, clique em "conta" e em "confirmação em duas etapas". Assim, o seu WhatsApp estará mais protegido, pois quando alguém tentar acessar, vai precisar de um número (PIN) que só você tem.

 

3 - Não informe nenhum código para quem lhe pedir

A OAB-RJ, em hipótese alguma, irá solicitar algum código pessoal. Mesmo que digam ser de operadoras de celular, bancos, lojas ou qualquer outro estabelecimento que seja, não passe nenhum código para terceiros.

 

4 - Cuidado com mensagens de SMS

Não repasse a terceiros os códigos recebidos por SMS e também evite clicar em links de mensagens de SMS.

 

5 - Desconfie de páginas de Instagram, Facebook e afins

Os criminosos estão usando todos os meios possíveis para tentar cometer fraudes. Portanto, páginas com nomes suspeitos - sem fotos, sem capa, sem localização -, convidando para concorrer a sorteios ou dizendo que você ganhou bolsas de estudos ou viagens podem ser fraudulentas. Denuncie e bloqueie. Não informe nenhum dado e avise aos seus colegas. De preferência, publique nos seus Stories para informar a maior quantidade de pessoas possível a respeito do provável golpe.

 

6 - Sempre desconfie de pedidos de transferência de valores

Em situações em que os seus amigos ou parentes solicitam a transferência de dinheiro ou pagamento de contas, sempre faça um contato através de uma ligação por voz com quem está solicitando os valores. Com isso, será possível confirmar o pedido, por mais urgente que este seja. Quando o seu aparelho é roubado ou clonado, os golpistas se passam pelas pessoas que estão nos seus contatos, usando a mesma forma de tratamento entre vocês.

 

7 - Em caso de perda, roubo ou clonagem do seu smartphone, bloqueie imediatamente seu número

Avise aos seus contatos, registre a ocorrência em uma delegacia de polícia e troque a senha de bancos, e-mails e de outros serviços importantes que você utiliza.

 

8 - Cuidado em transações comerciais, compra ou aluguel de produtos e serviços online

Confirme os canais oficiais de divulgação da empresa, questione qualquer outro meio de comunicação não oficial e informe possíveis tentativas de fraude.



O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp