Aos 59 anos, parlamentar tornou-se mais uma vítima do coronavírus. SIFUSPESP manifesta profunda tristeza com falecimento de um dos mais fortes combatentes pela defesa de direitos dos profissionais da segurança pública

 

por Giovanni Giocondo

Um dos grandes baluartes da luta em favor dos policiais penais em Brasília, o senador Major Olímpio(PSL-SP) teve confirmada sua morte cerebral nesta quinta-feira(18). O parlamentar foi vítima de complicações do coronavírus.

Ele estava internado desde o dia 2 de março no Hospital São Camilo, em São Paulo, e infelizmente não resistiu à doença. A assessoria de imprensa do senador informou que vai aguardar 12 horas para confirmação do óbito e decidir se será possível fazer a doação de órgãos, como era o desejo dele. Olímpio faria 59 anos no próximo sábado(20).

O SIFUSPESP lamenta com gigantesca tristeza a partida de Olímpio, que dedicou quase 30 anos à carreira de policial militar em São Paulo, além de ter sido um representante maiúsculo dos policiais penais no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp).

Foi com muita honra que Major Olímpio representou a segurança pública nos quatro anos em que atuou como deputado estadual pelo PDT, entre 2007 e 2014; deputado federal pelo PDT e depois pelo Solidariedade, entre 2015 e 2018; e finalmente como senador da República pelo PSL, cargo para o qual foi eleito com mais de 9 milhões de votos em 2018, com apoio maciço dos trabalhadores do sistema prisional.

Tanta afinidade com as pautas dos servidores penitenciários começou com os aprendizados tidos com o pai, que era policial penal, e continuou a partir do ótimo relacionamento com os sindicatos e líderes do sistema prisional com quem esteve lado a lado durante muitos anos para batalhar por mais direitos em Brasília.

O presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá, resumiu a tristeza da categoria com a notícia.“Major Olímpio foi um parlamentar que sempre esteve na luta em favor dos policiais penais, sem interrupções, que não mediu esforços para colocar em pauta, seja na Alesp, na Câmara ou no Senado, projetos que trouxessem melhores condições de trabalho, reconhecimento e valorização para todos nós”, esclarece.

Para Jabá, o senador e policial militar “jamais abandonou os servidores, independente de fazer parte da oposição ou da base do governo, seja qual fosse o governo. E é por essas e muitas outras atitudes notáveis e firmes que todos devemos neste momento nos condoer com a perda de sua família e estar à disposição para prosseguir com as lutas que esse guerreiro nos ensinou e fez ao nosso lado. Que o seu papel de liderança da segurança pública se eternize”, desejou o sindicalista.

Nascido Sérgio Olímpio Gomes em Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, Major Olímpio deixa esposa e dois filhos. O SIFUSPESP presta suas condolências à família.

Informações sobre as cerimônias relacionadas às homenagens e ao sepultamento do senador serão divulgadas assim que a assessoria de imprensa fizer os comunicados oficiais.