A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou sobre as apreensões do último fim de semana, 23 e 24 de junho, no Estado de São Paulo. Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas. Em todas as situações, os presos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Na capital do Estado, no último domingo, 24 de junho, duas visitantes tentaram levar ilícitos ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Vila Independência com substâncias escondidas em suas roupas.

 Nos dois casos, as mulheres passavam pela revista feita pelo scanner corporal quando o aparelho detectou anormalidades na região íntima de seus corpos.

 Em uma das situações, ao ser questionada por um agente, a visitante alegou ter recebido a calça de uma senhora na fila, assim como informou também que ganharia uma quantia em dinheiro pela entrega. A segunda ocorrência aconteceu no período da tarde e a visitante também levava ilícitos em sua roupa íntima.

 Em ambas as situações, as mulheres escondiam pacotes com substâncias supostamente entorpecentes, uma em pó, de coloração esbranquiçada (supostamente cocaína) e outra tipo erva, de cor esverdeada, característica da maconha.

 Os ilícitos foram apreendidos pelos agentes para análise e as visitantes foram encaminhadas ao 56° Distrito Policial para registro do Boletim de Ocorrência e demais providências.

 

Ainda no domingo (24), no Centro de Detenção Provisória (CDP) I, do Belém, a mãe de um detento passava pela revista do scanner corporal quando foi observado um invólucro em suas partes íntimas. Após conversa e em local apropriado, a visitante retirou e entregou o conteúdo às funcionárias.

O pacote foi aberto em frente a visitante e, sob análise, constataram substância branca, característica à cocaína. O ilícito e a mulher foram encaminhados ao 31° Distrito Policial para procedimento padrão.

  

Franco da Rocha

   

No domingo (24/06) de visitas da Penitenciária “Nilton Silva”, Franco da Rocha II, uma mulher foi pega durante revista de alimentação tentando levar para dentro da unidade, cigarros com substâncias supostamente entorpecentes. Foram apreendidos 55 cigarros com material esverdeado, análogo à maconha, e 72 cigarros com pó de coloração branca, possivelmente cocaína.

Diadema

 

No sábado, 23/06, os agentes do Centro de Detenção Provisória (CDP), de Diadema, flagraram uma visitante tentado levar substância ilícita à unidade. Esta mulher passou por revista no scanner corporal, que acusou anormalidade na região de seus tornozelos.

 

Após ter sido questionada pelos agentes, a mesma levantou as barras de sua calça, onde foram encontrados os invólucros presos aos seus tornozelos. No total, foram apreendidos dois pacotes com ilícitos, um deles com substância esverdeada, como maconha, e o outro com conteúdo amarelado, aparentado ser cocaína.

Parelheiros

 

No dia 24 de junho, último domingo, na Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes”, de Parelheiros, foi encontrada substância ilícita, com características de maconha, com a companheira de um detento.

 

A visitante passava por revista no scanner corporal quando os agentes detectaram irregularidade na região de seus tornozelos. O pacote contendo a substância estava dentro da barra de sua calça.

Americana

 

No sábado (23/06), agentes encontraram 70 gramas de maconha, escondidos na sacola de alimentação de uma mulher que pretendia visitar o companheiro, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana. A suspeita foi encaminhada ao plantão policial, onde permanece à disposição da Justiça e o preso que receberia a visita foi isolado preventivamente para procedimento disciplinar. A SAP informa que as pessoas flagradas tentando entrar nas unidades prisionais com materiais proibidos são suspensas temporariamente do rol de visitas.

Campinas

 

No último domingo (24/06), uma mulher foi surpreendida ao tentar entrar no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) ‘Profº Ataliba Nogueira’, durante procedimento de revista, com oito gramas de maconha escondidos em carteiras de cigarro.

 

Agentes encontraram o entorpecente no momento em que eles foram revistar a sacola de alimentos da suspeita, que pretendia visitar o seu companheiro. Ela disse que havia adquirido o maço de cigarros numa festa a qual havia participado na noite anterior e não sabia que havia drogas dentro.

Piracicaba

 

Três mulheres foram flagradas tentando entrar na Penitenciária Masculina de Piracicaba portando material ilícito, durante o fim de semana. Os flagrantes ocorreram durante o procedimento de revista.

 

No sábado (23/06), uma mulher, irmã de um sentenciado, foi surpreendida ao passar pelo scanner corporal quando imagens do equipamento mostraram um invólucro em sua parte íntima, contendo 108 gramas de maconha.

As outras duas apreensões aconteceram no domingo (24/06), na primeira, agentes flagraram uma visitante, que pretendia visitar o companheiro, portando uma quantidade não identificada de maconha, na sua genitalia. O segundo flagrante ocorreu quando outra mulher, também foi flagrada ao passar pelo body scanner, com um invólucro escondido em sua parte íntima contendo maconha.

No sábado (23/06), um mulher companheira de um detento foi flagrada ao tentar no Centro de Detenção Provisória (CDP) ‘Nelson Furlan’, de Piracicaba com 153 gramas de maconha escondidos no cós da calça.

Imagens feitas pelo scanner corporal mostraram alterações na região abdominal da suspeita, que questionada por agentes admitiu se tratar de droga.

Sorocaba

  

Duas mulheres foram detidas no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba, durante o procedimento de revista, no domingo (24/06).

As visitantes pretendiam visitar os companheiros, quando ao passar pelo scanner corporal, imagens do equipamento mostraram alteração na região pélvica das suspeitas.

No primeiro flagrante, a mulher estava com 42 gramas de maconha, na vagina. Já a segunda suspeita, de 23 anos, estava em posse de um aparelho celular.

Hortolândia

 

No sábado (23/06), a companheira de um detento foi flagrada ao passar pelo scanner corporal, com 210 gramas de maconha escondidos na genitália. A mulher chegou a ser encaminhada ao hospital para extrair o material, mas ela mesma retirou antes do exame físico ginecológico.

No domingo (24/06), a outra mulher, foi surpreendida durante a revista de “jumbo”. Agentes encontraram dentro de uma sacola com objetos pessoais que a suspeita pretendia entregar, 30 gramas de maconha escondidos dentro de um tubo de creme dental. Na segunda apreensão, uma outra mulher, companheira de um detento, também foi flagrada durante o procedimento de revista, com maconha e cocaína, totalizando 104 gramas de drogas escondidos na vagina.

O último flagrante aconteceu em seguida, quando agentes encontraram em um rolo de papel higiênico, a quantia de R$200. O dinheiro estava sendo levado pela avó de um sentenciado.

São José dos Campos

No sábado, os servidores do Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José dos Campos observaram um objeto estranho nas imagens colhidas pelo escâner corporal de uma mulher. A mulher, trazia uma porção de 8 gramas de maconha escondida na calcinha.

Caraguatatuba

 

No CDP de Caraguatatuba, duas jovens foram flagradas com drogas no final de semana. No dia 23/06, a companheira de um rec luso foi surpreendida com 17 gramas de maconha ao passar pelo body scanner. A mulher, carregava a droga entre as partes íntimas. Na manhã seguinte, os agentes de segurança interceptaram a entrada de uma visitante, que trazia um pacote transparente com 16 gramas de maconha – o material também foi detectado por escaneamento.

Tremembé

Ainda no domingo, um homem foi flagrado por agentes na Penitenciária 1 "Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra" de Tremembé frustrado na tentativa de entrar na unidade com 2 gramas de maconha no bolso traseiro da calça. Os servidores encontraram a droga quando faziam a revista manual do homem.

São Vicente

 

Agentes de segurança barraram uma visitante, que tentou entrar com 208 gramas de drogas na Penitenciária 2 de São Vicente. O flagrante aconteceu no dia 24 de junho.

 Os entorpecentes foram encontrados quando servidoras revistavam a mulher e observaram um volume anormal em suas costas – tratava-se de um invólucro retangular com 107 gramas de maconha e 101 gramas de cocaína. A suspeita, companheira de um sentenciado da penitenciária, confessou o delito e foi ao banheiro, onde retirou, espontaneamente, o pacote que estava costurado em seu bustiê.

Ribeirão Preto

 

Dois casos parecidos ocorreram na Penitenciária de Ribeirão Preto. As visitantes possuíam invólucros contendo maconha escondidos em suas partes íntimas.

O primeiro caso ocorreu no sábado, 23/06, quando a visitante foi flagrada pelo scanner corporal que identificou um objeto desconhecido na região pélvica. Tratava-se de um pacote com aproximadamente 208 gramas de maconha.

O segundo caso aconteceu no domingo, 24/06, mulher de sentenciado também foi barrada pelo scanner corporal, que indicou um objeto escondido no corpo dela. Ela foi encaminhada à uma sala separada e acabou retirando de sua parte íntima um invólucro contendo maconha.

Pirajuí

 

No sábado, 23/06, Agentes de segurança da Penitenciária II "Luiz Gonzaga Vieira” de Pirajuí flagraram uma visitante tentando ingressar a unidade prisional com objeto não identificado na região pélvica. O caso ocorreu quando a mulher passava pelo aparelho de scanner corporal, que sinalizou o objeto no corpo dela. Ela foi encaminhada à uma sala separada e retirou voluntariamente de sua genitália um aparelho celular.

Getulina

  

Esposa de sentenciado tentou entrar na Penitenciária “Osíris Souza e Silva” de Getulina portando um pacote com 58,9 gramas de maconha escondidos na blusa. O caso ocorreu no sábado, 23/06 e o material proibido seria entregue ao seu esposo, preso na unidade prisional.

 

Itatinga

 

Uma mulher foi barrada de entrar no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Itatinga por esconder um pino de cocaína dentro de tubo de creme dental. O entorpecente estava escondido junto a outros materiais de higiene pessoal e seria destinado ao seu esposo. O fato ocorreu no domingo, 24/06.

Cerqueira César

 

No domingo, 24/06, uma visitante acabou confessando que portava droga escondida no corpo, quando passava pelos procedimentos para entrar na Penitenciária de Cerqueira César. O scanner corporal detectou uma imagem suspeita na região pélvica dela. Quando questionada, resolveu confessar que escondia maconha no corpo.

Reginópolis

 

Uma mulher de sentenciado foi barrada ao entrar na Penitenciária “Sargento PM Antônio Luiz de Souza”, a PII de Reginópolis, no domingo, 24, por esconder entorpecente nas vestes. Ela foi flagrada pelo scanner corporal, que detectou objeto não identificado no corpo dela. A mulher acabou confessando que possuía maconha escondida na calcinha.

Flórida Paulista

 

Na Penitenciária “AEVP Cristiano de Oliveira” de Flórida Paulista, no dia sábado 23/06, ocorreu a apreensão de um micro aparelho celular, com visitante, companheira de sentenciado da unidade, no momento em que a mesma passava pelos procedimentos de revista no aparelho de body scanner. A autoridade policial foi acionada e conduziu a visitante, assim como o objeto apreendido à Delegacia local para as providências de praxe.

Lavínia

  

Na Penitenciária I "Vereador Frederico Geometti" de Lavínia, foram duas apreensões de visitantes com celulares, sendo uma no sábado, 23/06, e outra no domingo, 24/06. No sábado, visitante, companheira de preso da unidade, ao ser submetida a revista com aparelho de scanner corporal, parecia portar um objeto suspeito. Questionada, ela confirmou que possuía algo em seu corpo, sendo acompanhada até o banheiro por duas agentes de segurança penitenciária onde retirou de seu órgão genital um invólucro de aproximadamente 11 cm, que após aberto constatou que se tratava de um mini aparelho de telefonia celular sem chip.

No domingo, outra visitante, companheira de outro preso da unidade, ao passar pelo portal detector de metais, o mesmo acusou a presença de metal no corpo da visitante. Submetida à banqueta do detector de metal, também acusou a presença de metal. Ao passar a visitante pelo body scanner, a agente de segurança penitenciária observou que realmente havia algo metálico em seu corpo. A princípio a visitante negou estar portando algo, mas em seguida acabou retirando da sua parte íntima um invólucro envolto em fita adesiva que depois de aberto constatou que se tratava de um mini aparelho de telefone celular sem chip.

Já na Penitenciária III "ASP Paulo Guimarães" de Lavínia, foram três apreensões, sendo duas no sábado, 23/06 e uma no domingo, 24/06. No sábado, uma mulher foi surpreendida tentando ingressar com duas porções de fermento biológico, quatro componentes de fone de ouvido, vários pedaços de fio e uma placa de telefone celular. Os ilícitos estavam escondidos em vasilha de alimentação e maços de cigarros. A apreensão ocorreu em virtude do equipamento de raio-X ter apresentado imagem suspeita no momento da revista de alimentos. A visitante foi questionada sobre o fato, o qual espontaneamente acabou confessando.

No mesmo dia, mais tarde, a companheira de outro preso da unidade, foi surpreendida tentando ingressar no ambiente carcerário desta Unidade Prisional com um fone de ouvido, um microfone de aparelho telefônico celular e 20 comprimidos do remédio estimulante sexual, o quais estavam ocultados no “jumbo” (alimentos e produtos de higiene trazidos pela visitante ao preso). Os componentes eletrônicos estavam camuflados em dois absorventes e os comprimidos, por sua vez, no interior de um pão doce. A apreensão ocorreu depois que esses produtos passaram pelo equipamento de raos-x que detectou a irregularidade. A visitante foi questionada sobre o fato, confessando que trazia os objetos ilícitos a pedido de seu companheiro.

No dia seguinte, outra companheira de outro preso da unidade, foi surpreendida tentando ingressar no ambiente carcerário com um mini aparelho de celular, o qual estava envolto em um invólucro introduzido em sua genitália. A apreensão ocorreu em virtude do equipamento scanner corporal ter apontado a presença do objeto. Tão logo o equipamento detectou o ilícito, a visitante foi questionada sobre o fato e espontaneamente acabou retirando o invólucro.

Mirandópolis

 

Na Penitenciária I "Nestor Canoa" Mirandópolis, no domingo, 24/06, durante o procedimento de revista nos pertences de visitante, foi encontrado um tablete medindo aproximadamente 12 centímetros, com peso aproximado de 43 gramas, de maconha.

Pacaembu

 

Companheira de sentenciado da Penitenciária "Ozias Lúcio dos Santos" de Pacaembu no domingo, 24/06, ao passar pelo aparelho body scanner, foi surpreendida tentando entrar com um invólucro contendo maconha. O ilícito estava introduzido na genitália.

Presidente Bernardes

 

No domingo 24/06, uma visitante foi surpreendida tentando entrar com material proibido na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes. Durante procedimento de revista nos pertences que a referida visitante trazia para o seu companheiro, foi encontrado dentro de uma bolsa contendo alimentos, duas garrafas pet de refrigerante Sprite, contendo bebida alcoólica misturada ao refrigerante.

Tupi Paulista

 

Na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, durante o procedimento padrão de revista de pertences dos visitantes. Uma visitante foi surpreendida tentando burlar a vigilância escondendo formol acondicionado em frasco de condicionador de cabelos.

São José do Rio Preto

 

No domingo, 24/06, companheira de reeducando do Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Javert de Andrade” de São José do Rio Preto, foi surpreendida por agente de segurança penitenciária, durante o procedimento de revista, portando uma cédula de dez reais, que estava ocultada dentro do bolso da calça utilizada pela mesma.

 

Fonte: SAP

http://www.sap.sp.gov.br