compartilhe>

 

O Sistema Prisional possui um tesouro, um grande número de funcionários que são extremamente capacitados e criativos, o sistema ganha muito oferecendo oportunidades para estes potenciais.  

 

Lívia Barreiro da Silva, “Agente de Segurança Penitenciária com muito orgulho”. Esta foi a frase de Lívia agregada a uma postagem numa rede social, enaltecendo a categoria da qual pertence e afirmando que escolheu conscientemente a profissão.

Diferente do discurso de senso comum da categoria prisional, o famoso “não fazia ideia de onde estava se metendo”, Lívia escolheu a carreira, inspirada no seu pai, Italo Alves da Silva, também ASP. Com um currículo brilhante e uma carreira longa no funcionalismo público, embora ainda seja jovem, a agente é uma mulher que se empenha em fazer muito além do trabalho, tendo em suas histórias várias atividades voluntárias, sempre pensando no benefício da própria categoria do sistema penitenciário e no fortalecimento da mesma.

Possui três especializações pela Cruz Vermelha Brasileira, é credenciada na Polícia Federal nas disciplinas de radiocomunicação, vigilância, prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros, gerenciamento de crises, relações humanas no trabalho, noções de criminalística e técnicas de entrevista, sistema de segurança pública e crime organizado, e uma ampla visão de como o Sistema Penitenciário funciona.

Lívia conta que seu pai a incentivou a sempre estudar e buscar as mais diversas fontes de conhecimento para que fosse mais eficiente em qualquer trabalho que viesse a exercer. Ela foi em busca de diversas formações. Ingressou no serviço público ainda com 18 anos na Polícia Militar e depois passou por outros trabalhos do funcionalismo.

“Foram diversos concursos, sendo os que assumi foram oficial administrativo na Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), agente na Fundação CASA, secretária de escola na Secretaria da Educação, Agente Técnico na Prefeitura de São Paulo e o último em 2010 regressei à SAP como Agente de Segurança Penitenciária”, onde estou até hoje, contou Lívia

Ela enfatiza que assumiu este cargo sabendo muito bem as suas funções e o manejo das mesmas. Seu pai é agente penitenciário há 20 anos e foi sua grande inspiração. Atualmente a ASP encontra-se lotada no Centro de Detenção Provisória de Santo André. Na mesma região desenvolve diversos projetos, entre eles cursos, todos de maneira acessível.

Formada em Educação Física, durante o percurso de suas carreiras concluiu várias  especializações, tais como Instrutora de Trânsito credenciada pelo DETRAN/SP. Especialização usada hoje em favorecimento do trabalhador penitenciário.

“Devido a esta especialização em parceria com outro docente fizemos um projeto no CDP de Santo André na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Montamos o Curso de Pilotagem Defensiva para Motociclistas. Este curso também foi realizado voluntariamente em algumas unidades prisionais, já que existe uma preocupação de diminuir o número de mortes de companheiros no trânsito”, ela explica.

Existem dados estatísticos de que é maior o número de óbitos de funcionários por acidente de motocicleta durante o percurso do que por arma de fogo.

“Neste sentido caminha também o projeto de Direção Defensiva para Condutores de Transportes de Reeducandos que ainda está em análise para ser realizado na Escola da Administração Penitenciária (EAP). Entretanto, já realizamos com todos os motoristas do CDP de Santo André”, conta  a ASP.

Todas essas idéias e projetos veem com a expectativa de melhorar a saúde e bem estar dos funcionários e a qualidade de vida deles quando desempenham suas funções. Além de tudo isso, Lívia é Bombeiro Civil Voluntária na cidade de Embu Guaçu, onde trabalha nos dias de folgas. Na mesma cidade é instrutora do curso de formação de novos bombeiros.

Entre as demais especializações no currículo da ASP estão a de Instrutora da “STS Defense International” realizada fora do Brasil, ou seja de Instrutora de Emergências Táticas. Ela tem pretensão de aplicar todo o conhecimento que adquiriu nas turmas de formação da EAP, onde já é docente na Disciplina de Prevenção e Combate a Incêndio e Socorrismo à quatro anos.

 

Servidor a serviço do servidor

livia 4

Para a Agente de Segurança Penitenciária Lívia Barreiro da Silva, a Secretaria de Administração Penitenciária possui funcionários com conhecimentos fantásticos, entretanto eles acabam ficando escondidos nas unidades onde trabalham e não são vistos. Muitas vezes realizam trabalhos voluntários que não chegam ao conhecimento nem ao mesmo dos companheiros das demais unidades.

“Hoje o perfil da grande maioria dos funcionários são de se evoluírem e se destacarem como pessoas capacitadas, com conhecimento em diversas áreas, porém estão apagados, não se mostram. A SAP perde muito com falta de união do corpo funcional”, diz Lívia. .

Ela trabalha como instrutora de um grupo chamado GOC, Grupo de Operações Carcerária, formado por vários agentes penitenciários de vários estados que reúnem-se para trocar conhecimentos voltados para a área do sistema penitenciário. Uma interessante iniciativa de junção de conhecimentos, aprendizagem e aproveitamento.

“Fazemos "vaquinha" para trazer instrutores renomados para o Estado de São Paulo e termos instrução da mais alta qualidade. Neste grupo estão agentes de vários estados do Brasil. Também fazemos diversas arrecadações com a finalidade de ajudar os funcionários que se acidentaram no período de trabalho. Promovemos cursos básicos com a arrecadação voltada diretamente para quem está com dificuldades financeiras devido aos acidentes que são muito comuns”, explana.

Dentro desta iniciativa fantástica, ainda sem local para realizar os cursos, os participantes do GOC buscam sítios para alugar, e até mesmo acampam em matas fechadas para realizar os cursos ali mesmo. Os treinamentos são de técnicas no uso de algemas, recaptura de foragido, intervenção, primeiros socorros entre outros. Todos os cursos são certificados e de custo baixíssimo.

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp