Trabalho batizado de Ação Multidisciplinar começa a ser feito na próxima terça-feira, 14/11. Proposta é obter ainda parceria com nutricionista e psiquiatra

 

Os recorrentes casos de transtornos emocionais e psiquiátricos que afetam os servidores do sistema prisional do Vale do Paraíba levaram a sede regional do SIFUSPESP, localizada em Taubaté, a firmar uma parceria com profissionais da saúde e da assistência social para fornecer atendimento gratuito a seus associados e familiares na cidade.

Trata-se da Ação Multidisciplinar para assistência terapêutica aos servidores, pensada em conjunto pela coordenadora regional do Vale, Sonia Ponciano, e pelo advogado Dr. Sergio Luis de Moura, responsável pelo Departamento Jurídico da regional.

A equipe inicial de atendimento será formada pela psicóloga Cíntia Cristiane dos Santos(CRP 06/76447) e pela assistente social Roberta de Lima Galvão(CRESS 31157) que começam a trabalhar a partir da próxima terça-feira, 14/11. Ontem, as duas profissionais estiveram na sede do sindicato para conhecer o espaço onde farão as atividades, consideradas essenciais ao bem-estar dos trabalhadores penitenciários.

Enquanto o atendimento com a assistente social será feito às segundas e quartas-feiras, a psicóloga fará sessões às terças e quintas-feiras, na sede do SIFUSPESP, que fica na R. Carneiro de Souza, 66, 2° andar, sala 24, no centro de Taubaté. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com o telefone (12) 3629-4471.

Servidores do sistema prisional que estão impossibilitados de ir até o local por motivos de saúde devem informar por telefone suas condições para que as profissionais agendem uma visita no endereço do associado.

Entre os objetivos do atendimento está o de fazer a acolhida dos servidores do sistema prisional, quando é feito um levantamento de suas queixas, muitas das quais estão relacionadas à dependência química, ao baixo desempenho no local de trabalho, à ansiedade e à depressão, a um quadro frequente de estresse e a propensão ao suicídio, entre outras problemáticas que, posteriormente, serão encaminhadas para tratamento.

 

Objetivo do atendimento

De acordo com a coordenadora regional do SIFUSPESP, Sonia Ponciano, o atendimento faz parte de uma iniciativa da nova gestão em melhorar os serviços oferecidos aos associados, principalmente por eles sofrerem de maneira constante com problemas de saúde mental que afetam diretamente no dia a dia de suas famílias.

“Por esse motivo, vamos estender o atendimento também aos companheiros e companheiras desses funcionários, seus filhos e demais dependentes, porque infelizmente a Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) e o Instituto de Assistência Média ao Servidor Público Estadual(IAMSPE) não dispõem desses serviços dentro de uma realidade tão dura enfrentada pelos trabalhadores nas unidades prisionais”, ressalta.

O trabalho ainda vai além. Sonia Ponciano, Sergio de Moura e as profissionais voluntárias também farão visitas a unidades prisionais do Vale a fim de proferir palestras sobre a importância do atendimento psicológico e social para os trabalhadores penitenciários. A ida da equipe está sendo articulada com os diretores das unidades.

Por outro lado, a regional ainda busca o apoio de um psiquiatra, um nutricionista e de um centro de fisioterapia para ampliar os atendimentos que constantemente fazem parte das demandas dos servidores do sistema prisional, que devem começar em breve.

“Temos a certeza de que ao criar esses novos serviços, poderemos auxiliar os servidores com muitos dos problemas que eles enfrentam e aumentar sua qualidade de vida”, explica a coordenadora.