compartilhe>

 

Texto de José Ricardo Mesiano, secretário-geral do SIFUSPESP

 

Madrugada de sábado para domingo. Ao invés do sono, o pensamento do dia 7 para o dia 8 de Outubro agora foi voltado aos colegas de profissão que faleceram nesta última semana.

Perdemos o Medina de Mirandópolis 1, o Tião de Lavínia 2 e o Luiz Fernando de Franco da Rocha 3!!! Como pessoa solidária, me pergunto como será que estão as famílias deles nesse momento tão perverso e adverso???

Muitos do nosso meio também andam passado com a falta de sensibilidade por parte de nossas autoridades em relação às mazelas e infortúnios que assolam o exercício de nossa profissão. Falo da banalização da vida. O direito à vida é o maior de todos. A sociedade no momento só está voltada para os escândalos de corrupção e em breve na corrida presidencial de 2018.

Novamente presenciaremos um período da política onde todo mundo aparece defendendo o pobre. É a época de falar mal do banqueiro, do fazendeiro, do rico, ou seja, estão hipocritamente todos empenhados pelo direito dos aposentados, do desempregado, do sem-teto, do que paga aluguel e de quem tá na rua.

Pela enésima vez, o herói anônimo servidor penitenciário, que devotadamente serve a todos, continuará órfão e alvo da revolta dos criminosos, pagando com a própria vida através de três desfechos que se tornaram comuns no exercício de sua atividade laborativa: complicações de saúde, suicídio e assassinato.

Muito triste ter que admitir este quadro caótico onde não há espaço para morte natural por velhice. Nenhuma estratégia de eficácia comprovada é tomada pelo patronato estatal visando qualidade de vida do seu material humano condizente.

Na guerra midiática encontramos a imprensa comprada, saímos perdendo, porque não temos recursos para a propaganda do exercício da atividade policial na carceragem, bem como a aplicação da execução penal por parte do servidor penitenciário. Sem utopias, o sistema prisional paulista segue desfiladeiro abaixo, abandonado à própria sorte e acompanhado com a banalização da vida de seus profissionais.

Que Deus conforte a família dos que partiram!!!

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp