compartilhe>

 Na foto Zé Roberto, presidente do Sinpoljuspi em negociações com a camiseta do Sifuspesp

Foto G1

 

 

Fardados com camisetas do sindicato, a categoria dos funcionários do sistema prisional faz cordões nas unidades prisionais do Estado do Piauí.

A adesão de 100% de sua categoria, em tempos que se teme sindicâncias, proibições por parte do STF quanto ao direito constitucional de greve, não é milagre, não é um processo automático, nem algo que o sindicato fez sem a participação de sua categoria. Ao contrário, é o resultado de organização sindical nos locais de trabalho em comunicação permanente com seu sindicato. Coragem e organização. No Piauí, as críticas permanentes e ataques ofensivos que temos visto em parte de grupos que discutem política na internet deram lugar a organização concreta e real utilizando-se da articulação sindical. Resultado: estão fazendo história.

A mobilização dos trabalhadores (ao contrário dos discursos antagonistas) exige um trabalho intenso, muita unidade, coragem. Estes ingredientes resultam em conquistas para categorias, como mudança nas legislações. Surgem novos movimentos, estratégias diferentes de luta. Por isso neste momento temos que saudar os heróis do Brasil, do Sinpoljuspi (Sindicato dos Policiais Civis Penitenciários e Servidores da Secretaria de Justiça do Piauí).

Nossa categoria tem conquistado espaço na sociedade brasileira e alcançado avanços na luta legislativa nacional com a PEC DA POLÍCIA PENAL. Mas essa virada ocorreu no dia em que representantes sindicais de nossa categoria, após a ocupação do Ministério da Justiça, traídos pelo governo Federal por duas vezes, reagiram com coragem e tomaram o Congresso Nacional. Esse ato de coragem impulsionado pelo desespero deu abertura para um novo cenário, que só tem avançado graças a permanente mobilização da categoria no Brasil que em São Paulo ocorre através do SIFUSPESP.

Ainda que enfrentando dificuldades absurdas em virtude da herança deixada pela antiga diretoria, contas bloqueadas, uma disputa judicial que atrasa nosso registro sindical, dívidas enormes no sindicato, estamos avançando e faremos mais à medida que a organização sindical avançar com a organização nos espaços de trabalho das diferentes unidades do estado.

A atual diretoria do Sinpoljuspi, também, enfrentou imensas dificuldades quando tomou o sindicato de uma diretoria descompromissada da luta e que estava no poder há muitos anos, diretoria derrotada que igualmente quebrou o sindicato e desuniu a categoria, por isso temos certeza que vamos superar nossas dificuldades.

Hoje saudamos nossos heróis do sertão, heróis do Brasil. O exemplo destes companheiros nos entusiasma muito. Esperamos chegar a este nível de organização e força para obter vitórias e unidade na luta. Parabéns aos companheiros do Sinpoljuspi, parabéns aos companheiros do Piauí.

Em uma próxima reportagem iremos detalhar os acontecimentos da greve, a estratégia de ação do Sinpoljuspi, bem como da trajetória desta diretoria que fez possível organizar esta greve.

Vide

http://www.sifuspesp.org.br/noticias/4407-presidente-do-sinpoljuspi-do-piaui-visita-sede-do-sifuspesp

http://www.sifuspesp.org.br/noticia/nacionais/4617-agentes-penitenciarios-do-piaui-podem-entrar-em-grave-na-proxima-segunda-f

https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/em-greve-ha-quase-uma-semana-agentes-penitenciarios-decidem-manter-paralisacao.ghtml

#PoliciaPenal #ContraPEC287
FORTALEÇA A LUTA, FILIE-SE: http://www.sifuspesp.org.br/index.php/filie-se


 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp