Um dia histórico na luta dos trabalhadores penitenciários pela valorização profissional. O início de uma trajetória de novas batalhas dentro e fora das instâncias burocráticas do governo do Estado. Um momento de união da categoria em prol da melhoria do futuro de uma coletividade atuante e destemida.

 

Foi com essas perspectivas que nesta sexta-feira, 11/08, o SIFUSPESP e os demais sindicatos dos funcionários do sistema prisional paulista deram os primeiros passos ao lado da deputada estadual Clélia Gomes(PHS) para a consolidação da Frente Parlamentar em Defesa do Agente Penitenciário.

 

O evento, ocorrido no auditório Teotônio Vilela, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp), mostrou que existe disposição dos trabalhadores penitenciários organizados em elaborar novas estratégias para conseguir importantes vitórias e garantir mais dignidade e qualidade de vida aos servidores do sistema prisional.

 

Criadora da Frente Parlamentar, que conta com o apoio de outros 28 deputados, Clélia Gomes convocou os sindicatos a se unirem em torno de uma agenda em comum, que inclui a aplicação da lei orgânica da categoria, a recuperação das perdas salariais dos últimos três anos e a conquista de uma política pública que torne os agentes protagonistas da sua luta.

 

“Assumi esse posicionamento(de defesa dos agentes penitenciários) porque sou uma mulher de fibra, que veio da periferia de São Paulo e que sempre batalhou pelo que conseguiu na vida. Me identifiquei e vi nessas pessoas uma dedicação enorme à segurança pública da população, o que me trouxe inspiração para batalhar dentro da assembleia para que esses profissionais sejam mais valorizados no seu dia a dia”, afirmou a parlamentar.

 

SIFUSPESP defende mais organização e luta para a categoria conquistar benefícios

 

“Organização” e “retomada da luta” foram as palavras de ordem do presidente do SIFUSPESP, Fábio César Ferreira, para definir o modelo de movimento que os trabalhadores penitenciários deverão desenvolver em São Paulo caso queiram alcançar alguns de seus principais objetivos: Reajuste salarial, aposentadoria especial e a conquista de melhor qualidade de vida no ambiente prisional.

 

“Uma nova diretoria assumiu o comando do SIFUSPESP em abril deste ano com a missão de reorganizar o sindicato e a luta da categoria, retomando ideias que há muito foram esquecidas, de que as conquistas de direitos e benefícios para os servidores se fazem nas ruas com os movimentos sociais, no diálogo com a base e nos contatos com os deputados que podem nos auxiliar a buscar nossos direitos junto ao governo”, ressaltou Ferreira.

 

O presidente do SIFUSPESP também reforçou outros pontos que precisam da atenção dos deputados e que devem ser defendidos pela Frente Parlamentar, como o fim do déficit de funcionários e da superlotação nas unidades prisionais paulistas, que colaboram para a insegurança de toda a população e são os principais fatores responsáveis pela ocorrência de agressões contra servidores, rebeliões e outros incidentes graves.

 

Uma batalha de todos

 

Para o secretário-geral do SINDESPE, William Nerin, que teve grande colaboração para que a Frente Parlamentar fosse criada, é o momento de se entender a importância de buscar novas alternativas de luta que mostrem que os trabalhadores penitenciários são fundamentais para que a sociedade brasileira possa viver sem o temor das ameaças dos criminosos.

 

“Nós somos os responsáveis por fazer com que os condenados cumpram suas penas e sejam reinseridos na vida cotidiana. Mas estamos morrendo cada vez mais cedo, seja por doenças físicas ou por transtornos mentais que nos deixam afastados do trabalho, ocorridos devido à falta de atuação do Estado para nos garantir melhores condições de trabalho. Isso precisa acabar e essa frente parlamentar deve ter essa missão em mente”, reiterou.

 

Em fala direcionada a toda a categoria, a deputada estadual Clélia Gomes deixou claro que não vai medir esforços para buscar os caminhos que levem os trabalhadores penitenciários a serem reconhecidos como pessoas imprescindíveis ao bom funcionamento da segurança pública. “Nosso diálogo com os demais parlamentares será contínuo, e não vamos parar enquanto não houver novos projetos que proponham benefícios aos servidores”, informou.

 

O evento também contou com a presença do deputado federal Major Olímpio(SDD) que dedicou sua fala aos agentes penitenciários e responsabilizou o governo Geraldo Alckmin pela atual situação de calamidade pela qual passa a categoria no Estado.

 

Ainda estiveram na abertura da Frente Parlamentar o secretário geral do SIFUSPESP, José Ricardo Mesiano, seu tesoureiro geral, Gilberto Antonio da Silva, o diretor do Departamento de Comunicação, Elias Bitencourt, e a coordenadora da sede regional do Vale do Paraíba, Sonia Aparecida Ponciano, além de diretores de base do sindicato. Também participaram do evento representantes do Sindcop e do Sindasp.