Na semana passada (dia 14) agentes de segurança penitenciária e agentes de escolta e vigilância penitenciária se reuniram em assembleia convocada pelo SIFUSPESP para discutir e aprovar a pauta de reivindicações da campanha salarial 2012. Foram aprovadas duas pautas. A primeira, técnico-financeira, será encaminhada para a Secretaria de Gestão Pública. A segunda pauta diz respeito a condições de trabalho, e será encaminhada para a Secretaria da Administração Penitenciária.
Um dos itens que mais chamou a atenção na pauta técnico-financeira foi a proposta do SIFUSPESP de criar uma nova gratificação para os servidores do sistema prisional paulista que trabalhem em unidades prisionais com superlotação carcerária. “O ideal é que o governo atue para acabar com a superlotação carcerária. Mas como não há previsão para que isso aconteça, optamos então em requerer ao governo que pague essa gratificação ao servidor que está trabalhando em condições terríveis por conta da superlotação”, esclarece Gilberto Machado, diretor do SIFUSPESP e autor da proposta.
Outro tema que chama a atenção na pauta técnico-financeira é a reivindicação para que se aumente a base de cálculo de 141 UFESP para 250 UFESP, para fins de recebimento do vale-alimentação. “Para o SIFUSPESP a atual base de cálculo é injusta”: “o funcionário não pode ser penalizado pela evolução funcional”, explica o texto.