compartilhe>

CDP-Itatinga-4

 

Com obras iniciadas no primeiro semestre de 2013, o Centro de Detenção Provisória(CDP) de Itatinga foi finalmente inaugurado nesta sexta-feira, 23/09, após cerimônia que envolveu a presença do governador Geraldo Alckmin e o secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes.

 

A previsão inicial da SAP era que a unidade, orçada em R$48 milhões, ficasse pronta em meados de 2014. Mas uma série de atrasos envolvendo a empreiteira responsável pela  obra e, posteriormente, a construção de um alambrado e de uma alça de acesso na rodovia Castelo Branco acabou por protelar mais ainda a inauguração, já que o prédio estava pronto desde março de 2016.

 

O CDP de Itatinga nasce dentro do Plano de Expansão de Unidades Prisionais e, segundo a SAP, é o primeiro do Brasil a ter a abertura e o fechamento das celas funcionando com 100% de automação.

 

A unidade tem capacidade para 847 detentos, e será protegida pelos agentes de segurança penitenciária(ASPs), agentes de escolta e vigilância penitenciária(AEVPs) e demais servidores deslocados pela SAP dentro das Listas Prioritárias de Transferência(LPT) e das Listas Prioritárias de Transferência Especial(LPTE) divulgadas pelo DIário Oficial do Estado no último dia 09/09.

 

No total, o CDP de Itatinga vai receber 156 ASPs, 43 AEVPs, dois assistentes sociais, três auxiliares de enfermagem, um cirurgião dentista, um enfermeiro, sete oficiais administrativos e um psicólogo vindos de outras unidades.

 

O SIFUSPESP mantém o alerta sobre a postura da SAP de não combater o déficit de funcionários do sistema, já que prioriza as novas unidades em detrimento das mais antigas, onde o número de servidores é insuficiente para atender a uma crescente superlotação do sistema. 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp