compartilhe>

 070214psicologa

O tratamento será a distância, para pacientes que moram na cidade de São Paulo

 

 

O Instituto de Psiquiatria da USP, no Hospital das Clinicas, está oferecendo um tratamento gratuito, à distância, contra depressão. Essa notícia é muito relevante para os funcionários do sistema, que além de terem sérios problemas com a atividade que exercem, ainda sofrem com o receio de procurar ajuda psiquiátrica. No atendimento pela internet essa barreira pode ser derrubada.

Entretanto, com limite de 20 pessoas, só poderão ser inclusos nesse tratamento pessoas que residem na cidade de São Paulo, por causa da entrega de medicamentos em domicílio.

Conforme o que a Coordenadora da Pesquisa, Ines Hungerbühler, disse ao SIFUSPESP, na primeira fase do projeto, o número de pacientes incluídos será limitado. Podem se candidatar homens e mulheres de 18 a 55 anos com (suspeita de) depressão unipolar e acesso à internet banda larga (em domicílio). A seleção será feita via email e através de duas consultas presenciais diretamente no Instituto de Psiquiatria.

Após selecionados, os participantes do programa serão divididos em dois grupos. Um terá consultas mensais com o psiquiatra na forma presencial aqui no Instituto de Psiquiatria. O outro grupo receberá as consultas mensais com o psiquiatra por webconferência (na sua casa). No entanto, independente do grupo que o paciente estiver, ele terá consultas no Instituto de Psiquiatria com o psiquiatra no início do projeto e depois de 6 e 12 meses.

De acordo com Ines, a intenção da pesquisa é avaliar a forma de atendimento psiquiátrico via videoconferência.

“O presente projeto se propõe avaliar a aplicabilidade do atendimento psiquiátrico por videoconferência (tele-assistência) no seguimento de pacientes em tratamento no Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP e a comparar a efetividade entre o acompanhamento presencial e o acompanhamento por meio de videoconferências no seguimento de pacientes com transtornos psiquiátricos em relação às diversas variáveis prognósticas”, afirmou a Coordenadora.

“Caso a aplicabilidade e efetividade do acompanhamento por videoconferência seja confirmado neste estudo, este método poderá contribuir para aumentar o acesso ao cuidado de saúde mental em praticamente todas as partes do país, implementar serviços de telepsiquiatria nos grandes centros e hospitais universitários e aumentar o acesso à saúde mental de alta qualidade em todo o país, fornecer cuidados psiquiátricos para outros países de língua portuguesa (Angola, Moçambique, etc.), que têm pouco ou nenhum serviço de saúde mental, e economizar tempo, espaço, e dinheiro para pacientes, profissionais e o sistema de saúde”, acrescentou a Coordenadora do projeto, Ines Hungerbühler.

 

PSICOLOGIA

O SIFUSPESP lembra também que oferece atendimento psicológico gratuito para os seus filiados na sede em São Paulo. As consultas acontecem às quintas, com agendamento prévio. Para agendar a sua consulta, basta ligar para a sede (11-29764160) e marcar hora com Mateus.

 

 

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp