190312cut

Curso foi ministrado pela CUT em Presidente Prudente; 2º módulo será em maio

 

A Central Única dos Trabalhadores – entidade à qual o SIFUSPESP é filiado – vem promovendo uma série de cursos pelo Estado para discutir a questão do trabalho decente. No último final de semana foi realizado o 1º módulo do curso em Presidente Prudente, e contou com a efetiva participação do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo.

Representando o SIFUSPESP no curso estiveram presentes: o diretor Luiz da Silva Filho; e os colaboradores James Douglas Passianoto, Anderson dos Santos, e João Mangolin de Maria. O evento também contou com a participação de outros sindicatos como: APEOESP (Professores), SINPSI (Psicólogos), SINERGIA (trab. da energia), SINDSAUDE (trab. Saúde), SINDLUZ, AFUSE (Funcionários da educação), SINTRAPP (servidores municipais de Presidente Prudente e Região), e outros.

Dentro do tema formação sobre o trabalho decente, foram levantadas várias discussões sobre as péssimas condições de trabalho dos servidores do sistema prisional paulista. Os representantes do SIFUSPESP apresentaram aos participantes um quadro infelizmente real: falta de segurança, falta de instrumento de trabalho, falta de uma política de atendimento médico para os funcionários que desenvolveram doenças psicológicas dentro das unidades prisionais, e o descaso do governo com os trabalhadores do sistema e com o funcionalismo público em geral.

A questão também foi vista por outro ângulo, o do trabalho sindical. Tratou-se das dificuldades de mobilizar as bases para a luta de classe, de se ter capacitação adequada para as lideranças sindicais, e os problemas causados pela não integração intersindical.

Foram discutidas e aprovadas coletivamente, algumas diretrizes para que os sindicalistas participantes tragam como possíveis encaminhamentos de soluções para as questões levantadas no curso. O 2º módulo será em 26 e 27 de maio de 2012, na Sub Sede regional da CUT em Presidente Prudente – SP.