180914osvaldocruz

SIFUSPESP pediu para que o processo de automação da unidade fosse priorizado

O Coordenador do SIFUSPESP em Mirandópolis, Riomar Evangelista, e um grupo de funcionários da Penitenciária de Valparaíso, teve na semana passada uma reunião com o Coordenador da Croeste, Roberto Medina. Foram discutidos os problemas e reivindicações apontados pelos servidores da unidade, onde recentemente houve uma explosão de um artefato, em que um agente saiu gravemente ferido.

Na sequência da explosão, os servidores de Valparaíso fizeram uma mobilização e paralisaram as atividades enquanto o GATE não fez um rastreamento para detectar novos possíveis explosivos escondidos. Essa mobilização dos funcionários, que teve apoio do SIFUSPESP, foi um dos temas da reunião.

Roberto Medina assegurou que não haverá qualquer tipo de punição ou retaliação aos funcionários que participaram do movimento. Riomar explanou sobre a insatisfação da categoria nesse episódio, pois num dia a direção da unidade avisou que o GATE faria a inspeção, e no outro, mudando totalmente de ideia e expondo desnecessariamente os funcionários a riscos sérios, mandou que eles mesmos inspecionassem a unidade em busca de novos artefatos.

Em vista dos últimos fatos, Riomar Evangelista defendeu que o coordenador da Croeste providenciasse a automação urgente da unidade, sendo que agora esse processo deve assumir caráter prioritário e emergencial. Medina informou que vai adotar as medidas necessárias para atender a este pedido. Disse, ainda, que a Penitenciária de Valparaíso ficará trancada por 30 dias.

Foram reivindicadas também outras melhorias para a unidade, tais quais a saída de emergência, aquisição de água mineral para os servidores (a água da unidade é de péssima qualidade), e melhora na qualidade da alimentação para os funcionários.

O déficit de pessoal foi outro assunto tratado na reunião. Segundo os dados apresentados, faltam 16 ASPs para completar o quadro de pessoal; e quanto aos AEVPs, o módulo padrão (que é de 51) não está sendo respeitado. Foi até protocolado ofício para o secretário da SAP em relação ao déficit, mas o ofício não obteve resposta.

Outro problema da unidade é o CIMIC, que não presta o devido atendimento aos sentenciados. Isto sobrecarrega os ASPs que trabalham no pavilhão. A respeito do uniforme – servidores se queixam de que há mais de um ano novos uniformes não são entregues -, Medina disse que o processo licitatório para a aquisição já está em andamento.

“Como surgiram outros assuntos na reunião, será elaborado um ofício para protocolar na Croeste, Corregedoria e na SAP”, informa Riomar Evangelista. O sindicalista ainda acrescenta que “a unidade de Valparaíso serve de exemplo e o SIFUSPESP de Mirandópolis, que abrange 11 unidades da região entre Avanhandava e Andradina, está à disposição da categoria para lutar por melhorias nas condições de trabalho”.

“Nosso caminho é único, temos que nos unir e lutar por melhorias no nosso cotidiano”, encerra Riomar Evangelista.